Você sabia que seu sistema imunológico pode se tornar mais eficiente com a prática regular de exercício físico? Entender essa relação pode ser a chave para uma vida mais saudável e protegida.

No Physis CT, em Palmas-TO, promovemos treinos funcionais e de calistenia que, além de melhorar o condicionamento físico, também aumentam sua resistência imunológica.
O que a ciência diz sobre exercícios e imunidade?
Estudos comprovam que o exercício físico moderado e regular contribui para:
- Aumentar a circulação de células imunológicas pelo corpo;
- Reduzir inflamações crônicas;
- Melhorar o controle do estresse, que sabidamente enfraquece o sistema imune;
- Potencializar respostas vacinais e tratamentos medicamentosos;
- Reduzir as chances de infecções ou agravamento de doenças crônicas;
Um estudo publicado no Journal of Sport and Health Science mostrou que apenas 30 minutos de caminhada rápida por dia já são suficientes para gerar benefícios mensuráveis na resposta imune do organismo (Campbell & Turner, 2018).1 Mas quando associado a outros exercícios como musculação o resultado é ainda melhor.

Por que o excesso de treino pode ser prejudicial?
Cuidado, se por um lado o exercício fortalece a imunidade, o excesso pode causar o efeito oposto. A chamada “janela aberta imunológica” é um período de até 72h após treinos intensos em que o corpo fica mais vulnerável a infecções.
Por isso, aqui no Physis CT, priorizamos treinos personalizados e orientados, com ênfase no equilíbrio entre estímulo e descanso. É muito importante que profissionais capazes de avaliar o seu nível de condicionamento físico estejam orientando a prática, especialmente quando se deseja alcançar objetivos mais promissores. O cuidado deve ser redobrado em pessoas imunosuprimidas, aquelas que já convivem com doenças que se agravam com o efeito do stress e fadiga.
Qual tipo de exercício é melhor para sua imunidade?

Não existe um único “melhor exercício”, mas sim uma rotina consistente com:
- Treino funcional: reduz inflamações, melhora o sistema cardiovascular e a tolerância ao stress por movimentos repetitivos no dia-a-dia.
- Calistenia: aumenta força e vigor físico.
- Atividades aeróbicas moderadas: melhoram a circulação, sistema linfático e respiratório; desintoxicando o corpo e reduzindo a fadiga.
- Mobilidade e alongamento: reduzem o estresse e a tensão muscular, melhorando o bem-estar e a aptidão física para o treino.
Conclusão
Investir em saúde não se resume a medicamentos. Um treino bem estruturado pode ser o seu melhor “reforço imunológico”. Em nosso centro de treinamento promovemos qualidade de vida com base em ciência e com cuidado individualizado.
Conte com apoio do Physis CT em Palmas (TO) para um programa de treino focado na sua saúde e resistência imunológica!
Referências Bibliográficas
- CAMPBELL, John P.; TURNER, Daniel C. Debunking the myth of exercise-induced immune suppression: redefining the impact of exercise on immunological health across the lifespan. Journal of Sport and Health Science, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 129–134, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jshs.2018.09.003. ↩︎